Confecção de placas de circuito impresso
Esta página será dedicada a ensinar ao visitante amante da eletrônica como fazer uma placa de circuito impresso para a realização de projetos de circuitos eletrônicos. Abaixo vemos uma placa feita por processo fotográfico industrial. Abaixo temos o menu passo a passo para fazer uma placa de circuito impresso parecida com o modelo mostrado:
MATERIAL NECESSÁRIO PARA FAZER UMA PLACA
Estes materiais podem ser encontrados separadamente ou fazendo parte dos chamados kits para confecção de circuito impresso encontrados em várias lojas de componentes eletrônicos ou de instrumentos de medida. Abaixo vemos alguns destes materiais:
1. Placa virgem - Uma placa de fenolite com uma face toda de cobre já cortada no tamanho certo para montar o circuito. Para cortar a placa use uma serrinha daquelas de cortar cano e lime as rebarbas de cobre.
2. Furador de placa - Ele parece um grampeador com uma ponta fina de 1 mm para fazer os furos onde serão colocados os componentes. Para placas maiores, onde o furador não alcança os furos centrais, o mais adequado é usar uma minifuradeira de 12 V própria para circuito impresso. Para furos maiores que 1 mm use uma furadeira comum com a broca adequada.
3. Caneta para circuito impresso - Esta caneta é do tipo usada em retroprojetor ou uma caneta "piloto". Será usada para desenhar as trilhas na placa. Pode ser substituída por esmalte de unha ou decalque vendido em lojas de componentes eletrônicos.
4. Percloreto de ferro - Este pó químico será usado para corroer o cobre o qual não foi protegido pela caneta. Prepare a solução da seguinte forma: Num recipiente de plástico, vidro ou louça (NÃO PODE SER DE METAL) coloque uma quantidade de água fria equivalente ao dobro da quantidade de percloreto, ou seja, 500 ml de água para 250 g de percloreto, 1 litro de água para 500 g de percloreto. Dissolva o percloreto na água e mexa com uma régua de plástico ou qualquer outra coisa desde que não seja de