Cone do Trabalho
Trilha Sonora: Deep Purple - Sometimes I Feel Like Screaming
Conseguir se focar e se concentrar no trabalho, e mais ainda, no trabalho que importa, é um dos maiores desafios de qualquer profissional, e especialmente do dono da empresa. Conseguir alcançar um nível de concentração acima da média e focar nas tarefas até que elas estejam de fato concluídas é uma das principais diferenças entre crianças e adultos no mundo do trabalho.
Isso é um pouco mais difícil para o empreendedor, especialmente quando a empresa ainda está no começo: todo mundo vem perguntar algo e pedir decisões o tempo todo – afinal, nos primeiros meses ou até anos, o dono da empresa é RH, financeiro, comercial, administrativo, criativo, gerente de projetos, jurídico (não deveria, é um erro!), compras, zelador, babá e etc.
O problema é que multitasking, fazer várias tarefas simultaneamente, algo até outro dia visto como uma super habilidade legal que gera produtividade, vem perdendo cada vez mais espaço e sendo entendido como algo nocivo. O resultado das tarefas fica pior, elas demoram mais para ser concluídas e, de quebra, você pode até danificar seu cérebro no longo prazo. É, colega: pense duas vezes antes de interromper seu raciocínio para matar a mórbida curiosidade do que está contido naquela mensagenzinha que cheou no seu grupo de whatsapp.
Então, para poupar cérebros e aumentar a produtividade geral da equipe, instituímos na Flux o Cone do Trabalho. Behold:
[IMAGEM DO CONE DO TRABALHO]
É isso mesmo que você viu: um chapeuzinho de festa de criança. A regra é simples: quando alguém coloca o chapéu, significa que está precisando se concentrar, e portanto não pode ser incomodado. Se alguém precisa da pessoa, aguarda um tempo, ou escreve uma mensagem instantânea pedindo para chamar quando estiver livre.
Resultado empírico: funciona que é uma beleza. O Cone do Trabalho é respeitado em 90% do tempo, e tarefas difíceis, como fazer