Condutores eletricos
Arquivado no curso de Engenharia Civil na CEUNSP DownloadTweet denunciarDenunciarrowCENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCINIO-CEUNSP
SALTO 2009
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
Relatório: Laboratório de Física
Experimentos: Eletrodinâmica – Corrente e Resistência Elétrica
Submetido:
Prof. Dr. Cláudio S. Sartori
Elaborado pelo aluno:
Nome:
N.º
Componentes do Grupo:
I – Título: Eletrodinâmica – Corrente e Resistência Elétrica
II – Objetivo: Verificar as interferências dos materiais na condutividade e resistividade elétrica.
III – Teoria:
Corrente elétrica
A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial, geralmente obtido através de uma bateria. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistência, estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm.Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a uma bateria. Entre os terminais do filamento da lâmpada existe uma diferença de potencial causada pela bateria, logo, circulará uma corrente elétrica pela lâmpada e portanto ela irá brilhar.A relação existente entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm.
Unidades e conversões importantes para o estudo da eletricidade:
Símbolo Unidade A ampère (unidade de corrente) V volt (unidade e tensão) W watt (unidade de potência) Ohm Ohm (unidade de resistência) H henry (unidade de indutância) F farad (unidade de capacitância) Hz hertz (unidade de freqüência)