Condutores Elétricos
Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica
6ª Semestre.
Condutores Elétricos
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Campo Grande-MS
2011
Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica
6ª Semestre.
Condutores Elétricos
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Campo Grande-MS
2011
ETAPA 1
COBRE
Definição:
Do latim cuprum, o cobre é um elemento químico representado pelo símbolo Cu. Seu numero atômico é 29 (29 prótons e 29 elétrons), possui massa atômica 63,6 uma. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
É classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B), na classificação da tabela periódica. É um dos metais mais importantes industrialmente. É utilizado para a produção de materiais condutores de eletricidade, fios e cabos, ligas metálicas como latão e bronze.
O cobre tem um tom avermelhado, alaranjado ou cor acastanhada devido a uma fina camada de manchas, incluindo óxidos. O cobre puro é rosa ou cor de pêssego. Sua massa especifica é de 8,96 g/cm3, o que permite dizer que é um metal ainda mais “pesado” do que o ferro e muito mais denso que o alumínio. Seu ponto de fusão é de 1083 ºC, mais baixo do que o do ferro e mais alto do que o do alumínio. Possui resistividade elétrica de apenas 0,15328 ohm.g/m2 a 20 ºC. Dentre os metais conhecidos, somente a prata poderia superar a condutibilidade elétrica do cobre, porém seu elevado custo comercial inviabiliza seu uso industrial na mesma escala em que o cobre é atualmente usado.
EXTRAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO PARA CONHECIMENTO DOS PROCESSOS SIDERURGICOS E METALÚRGICOS.
Nos moldes convencionais, a extração de cobre é feita a partir de um minério primário localizado no interior de rochas e que ainda não sofreu transformações oxidativas devido à