CONDIÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO: GÊNERO, RAÇA E LOCALIZAÇÃO.
FEIRA DE SANTANA/BA
2014
Atividade apresentada na disciplina de ANTROPOLOGIA GERAL do Curso de direito da Faculdade **** solicitado pelo professor ******, como atividade de avaliação da 2° unidade do ano de 2014.
Orientador (a): ******
FEIRA DE SANTANA/BA
2014
SUMÁRIO
1. Introdução.
2. Condições sociais de trabalho: gênero, raça e localização.
3. Conclusão.
4. Referência.
INTRODUÇÃO
O objetivo dessa pesquisa é apontar de forma clara e compreensível as grandes desigualdades que se manifestam entre negros e brancos e homens e mulheres nos mais diferentes espaços da sociedade, principalmente no mercado de trabalho.
A partir de algumas pesquisas é possível identificar a situação que as mulheres negras, vítimas do racismo e do sexismo, estão submetidas, possuindo os piores indicadores em praticamente todas as áreas analisadas. Considerando também a localização dos domicílios, de modo a permitir a visualização das desigualdades entre as condições de vida dos habitantes de cada um desses espaços. Assim, a constituição traz em seu corpo normativo uma série de preceitos que buscam garantir a igualdade entre todos e a não discriminação por qualquer motivo. Dessa forma, a presença de preconceitos e discriminação não é aceita no corpo jurídico.
Condições sociais de trabalho: gênero, raça e localização.
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...” É o que diz o caput do artigo 5º da constituição federal de 1988.