Condições Psicológicas no Mercado de Trabalho
CAMPUS PARAÍSO
Tema: Condições Psicológicas no Mercado de Trabalho
Curso de Psicologia
Período: Manhã
Aline Souza – B330FB-2
Douglas de Britto – B24849-1
Lenita Lencioni – B44AGF-0
Priscila Rosa Sakihara – B4891C-7
Telma da Silva – B41504-5
São Paulo – 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se das condições psicológicas no mercado de trabalho, a começar de entrevistas até o desenvolvimento do comportamento no ambiente de trabalho. Ele inicia dando uma breve atenção sobre a importância do desenvolvimento psíquico. Não é uma área privilegiada apenas a psicologia e sim uma construção ocidental e que se desenvolveu através de trâmites econômicos e outros fenômenos sociais e históricos e que através da industrialização, vem amadurecendo um conceito de trabalho, envolvendo a ideologia moral e a política. Ou seja, a psicologia já entra em um campo construído, a psicologia apenas agrega valores, o desenvolve e o reconstrói.
Psicologia & Sociedade
Há 3 níveis para a reconstrução; no teórico que são os conceitos básicos como motivação e liderança; no tecnológico que se refere a intervenção ou aplicações como por exemplo diminuir o assédio moral; e no Matateórico que se diz respeito ao epistemológico, ou seja as diversas linhas de pensamento em que agregamos. Bom, o objetivo deste artigo está focado em estudar a influencia da psicologia na construção, a reconstrução no trabalho.
Após esta introdução o autor frisa um pouco mais sobre o processo metateórico, ele retrata que há duas realidades sobre a psicologia do trabalho. A primeira é a realidade aprendida como “aquilo que há” e que se abstém do que agregamos como valores e a segunda realidade não se abstêm dos nossos valores. Sendo a primeira nomeada realismo e a segunda nominalismo.
O realismo apresenta o que construímos mentalmente atribuindo significados, ou melhor, representações do