assedio moral no trabalho
No presente trabalho, estaremos descrevendo o assédio moral no trabalho, não como algo novo, mais sim como novo nos estudos científicos.
Nos tempos atuais, o assédio moral no trabalho vem aumentando o cada dia devido à competitividade e a implantação de máquinas substituindo a mão de obra humana e exigindo mais especialização dos funcionários e maior cobrança dos patrões, fazendo com que o homem tenha que se adaptar rapidamente as tecnologias, gerando assim, um terrível dano a saúde mental dos trabalhadores, afetando sua auto-estima.
O numero de abuso de autoridade dentro das empresas é cada vez maior, e conseqüentemente, o assédio moral cometido contra os trabalhadores aumenta a cada dia.
Por ser um fenômeno invisível, torna-se cada vez mais difícil de ser penalizado, fenômeno este cometido por superiores e até mesmo por companheiros de trabalho de forma bastante humilhante.
Veremos também que o assédio moral acontece em outras partes do mundo, conhecido por outros nomes como: Tiranizar, molestar, etc., mais o termo “Assédio Moral” são recentes, em 1998.
Algumas definições sobre o assédio moral de estudiosos e especialistas na área psicológica serão apresentadas neste trabalho e juntamente os malefícios que o assédio moral no trabalho pode trazer a saúde física e mental dos trabalhadores.
.
2 A IMPORTÂNCIA EM ESTUDAR SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
Pode se dizer que o assedio moral esta presente desde o surgimento da sociedade, o tema só é novo perante os estudos científicos que a cada ano progridem ainda mais.
O assedio moral nas relações de trabalho é um fenômeno invisível, o que se torna cada vez mais difícil de ser penalizado, pois é um tema ainda muito desconhecido e ainda não é dada à importância que se deveria dar a este tema que atinge muitas pessoas.
Os números de abusos