Condiçoes de equilibrio de um corpo rigido
CONDIÇÕES DE EQUILIBRIO UM CORPO RÍGIDO
Catalão – GO 13 de Abril de 2012
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo definir a constante de deformação elástica, Módulo de Young, de uma haste metálica após sofrer uma força de flexão.
Introdução:
Todos os corpos rígidos são ligeiramente elásticos, após a aplicação de forças em sua superfície. Isso ocorre, pois os átomos que compões este corpo deformável não formam uma rede rígida, e estão ligados por cadeias moleculares longas e flexíveis, em que cada cadeia está ligada fracamente as vizinhas. A tensão (t) é razão entre a força (F) e a área de aplicação desta força (A), em que a deformação é proporcional à tensão. A constante de proporcionalidade entre a tensão e a deformação denomina-se Lei de Hooke. módulo elasticidade=tensão/deformação (Lei de Hooke)
k=F/(x ) F=k∙x
t=F/A (Tensão)
Unidade S.I. (Pascal) 1 pascal=1N⁄m²
A deformação é uma grandeza adimensional que representa a variação fracionária, ou percentual, do comprimento da amostra. Sendo a deformação linear igual à razão entre o comprimento final (∆L) pelo inicial (L). O módulo de elasticidade das tensões de tração e compressão é definido como Módulo de Young (E). deformação= ∆L/L
t=F/A=E×∆L/L
Material Utilizado: Um painel de múltiplas funções com mesa sustentadora deslizante; Um tripé universal; Dois suportes móveis; Um gancho longo para acoplamento de cargas; Sete cargas com massa conhecida; Uma barra chata de alumínio; Um paquímetro; Uma trena ou régua milimetrada; Uma balança digital.
Procedimento experimental: Neste experimento, foi feito a medicação das massas de sete diferentes pesos, ou cargas (cilindros metálicos com furo no centro), que foram colocados sobre um suporte (gancho) também de massa conhecida. Sobre uma haste de dimensões conhecidas, fixa por uma extremidade e móvel em outra, o conjunto foi ligado à extremidade livre, e