Equilibrio dos corpos rigidos
Estatica é a parte da Física que se dedica ao estudo do equilibrio dos corpos e Dinamica sendo o estudo da relação existente entre a força e o movimento .
Podemos dizer que quando um corpo rígido se encontra em repouso, em relação a certo referencial, ele está em equilíbrio estático. As condições de equilíbrio estático possuem inúmeras aplicações, como por exemplo, guindastes, elevadores ou pontes suspensas, para que seus respectivos cabos sustentem suas cargas com o mínimo de segurança necessária para as suas utilizações.
2. Objectivos
2.1. Gerais
Estudar a Estatica e a Dinamica dos corpos rígidos.
2.2. Específico * Comprovar e verificar as condições de equilíbrio de um corpo rígido; * Calcular o momento resultante (em relação a um eixo) de duas ou mais forças coplanares; * Verificar as condições de equilíbrio de um corpo extenso rígido.
3. Corpos Rígidos
É conjunto de partículas agrupadas de forma que a distancia entre as partes que constituem o corpo ou o sistema nao sofra mudança, ou seja, essas partículas não se alteram para um referencial próprio do corpo.
3.1. Equilibrio do corpo
um corpo está em equilíbrio quando a resultante das forcas que actuam sobbre ela for nula.
FR = 0
Ou em termos de componentes horizontais (“x”) e verticais (“y”) temos:
Σ Fx = F1x + F2x + ... + Fnx = 0
Σ Fy = F1y + F2y + ... + Fny = 0
3.2. Equilibrio de corpos rígidos
Um corpo rígido esta em equilibrio quando todas as forças que actuam sobre ela formam um sistema de forças equivalentes a zero.
Os corpos rígidos executam os movimentos de rotação, translação ou os dois de forma combinada.
3.2.1. Equilibrio de Translação
Um corpo executa movimento de Translação quando ele se desloca de um ponto para outro do espaco aumentando ou diminuindo a a sua distância em relação a um ponto fixo. A condição de equilíbrio de translação diz que a resultante das forças que actuam sobre um corpo deve ser nula. i=1nFi= FR= 0 => F1 + F2 + F3 +…+Fn = 0
3.2.2.