Relat Rio F Sica Equil Brio Do Corpo
As condições de equilíbrio do corpo rígido
John Eberton de Freitas Alves Nº: 29
Professor: Rodrigo raposo
Curso: Informática
Turma: 511-A
Serie: 1º ano
Relatório Científico para a Disciplina de Física.
Al-2015.
Introdução
Um corpo rígido é considerado um corpo inelástico que não sofrerá deformação, esse tipo de corpo de prova que será o objeto de estudo desse experimento. Para que ocorra o equilíbrio de um corpo rígido devem ser considerados os movimentos de rotação e translação do mesmo, para isso basta que a somatória das forças atuantes sobre ele seja igual a zero.
Fundamentação Teórica
Condições de equilíbrio de um corpo rígido Para que um corpo rígido esteja em equilíbrio, além de não se mover, este corpo não pode girar. Por isso precisa satisfazer duas condições:
1. O resultante das forças aplicadas sobre seu centro de massa deve ser nulo (não se move ou se move com velocidade constante).
2. O resultante dos Momentos da Força aplicadas ao corpo deve ser nulo (não gira ou gira com velocidade angular constante). Tendo as duas condições satisfeitas qualquer corpo pode ficar em equilíbrio, como esta caneta:
(1) Em um circo, um acrobata de 65kg se encontra em um trampolim uniforme de 1,2m, a massa do trampolim é 10kg. A distância entre a base e o acrobata é 1m. Um outro integrante do circo puxa uma corda presa à outra extremidade do trampolim, que está a 10cm da base. Qual a força que ele tem de fazer para que o sistema esteja em equilíbrio.
Como o trampolim é uniforme, seu centro de massa é exatamente no seu meio, ou seja, a 0,6m. Então, considerando cada força: Pela segunda condição de equilíbrio:
Experimento
Objetivos
-Reconhecer as condições de equilíbrio de um corpo rígido;
-Calcular o momento resultante, em relação a um eixo, de duas ou mais forças coplanares;
-Verificar as condições de duas ou mais forças coplanares;