equilibrio
Prof. Marlon Soares
Oscar Niemeyer Museum (NovoMuseu), Curitiba, Brazil. Disponível em:
. Acesso em maio/2014.
O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012) está na lista dos grandes arquitetos modernos. Seus ousados projetos cheios de curva e quase sempre acompanhado de bastante imponência e são um desafio para os engenheiros que precisam transformar linhas e formas e elementos concretos. Saiba um pouco mais sobre Niemeyer no trecho da matéria a seguir:
Oscar Niemeyer: leveza icônica
A arquitetura de Oscar Niemeyer cruza a fronteira entre o erudito e o popular no Brasil, tamanha é a sua inteligência icônica. Assim, não são poucos os exemplos de formas criadas por ele que depois reaparecem pelo país afora, seja em construções anônimas, seja em parachoques de caminhão, selos postais ou logotipos. O caso mais famoso é o da coluna do Palácio da Alvorada, em Brasília, que ganhou o estatuto de um vernáculo moderno.
A importância da obra de Niemeyer, no panorama da história da arquitetura no século 20, está muito ligada ao seu alto grau de liberdade e imaginação, qualidades que permitiram o seu destaque em meio às restrições formais subjacentes ao funcionalismo moderno na Europa.
No caso brasileiro, e de Niemeyer em especial, essa inventividade formal apareceu associada à informalidade e a um certo amadorismo próprios ao meio social de onde surgiram: a
classe média carioca dos anos 1940 e 1950. Isto é, àquilo que Tom Jobim (1927-94) chamou de uma “civilização de praia”, e que também deu origem à bossa nova, no campo da música popular.
[...] Pois o que Niemeyer busca é, essencialmente, a sensação de leveza e uma caracterização icônica da forma, baseadas muitas vezes em um calculado ilusionismo estrutural. Nesse caso, como observa mais uma vez Joaquim Cardozo, “nem sempre é possível haver uma adaptação perfeita entre a estética dos arquitetos e a estática dos engenheiros”.
WISNIK, Guilherme. Oscar