Condimentos e especiarias
“Os condimentos fazem toda a diferença. Usados adequadamente, podem transformar uma simples receita num prato sofisticado.
Em exagero, podem comprometê-la irremediavelmente. Em ambos os casos, o resultado será sempre inesquecível.”
Sinônimo de tempero, condimento deriva do latim condimentum, que tem origem em condire (preservar), significando aquilo que se junta aos alimentos para realçar o seu sabor. Utilizam-se em quantidades moderadas, para temperar a comida.
No passado, quando havia muito menos alimentos importados e processados, os condimentos permitiam que se pudessem apreciar diariamente os mesmos alimentos das mais diversas formas.
Baunilha (Vannila aromatica)
Este condimento é o fruto alongado (vagens) de uma orquídea originária da América Central. A melhor baunilha cresce em Madagáscar, e são os cristais brancos da vanilina que se agarram à vagem que lhe dão o seu sabor e magnífico aroma. As vagens são caras, mas podem ser utilizadas várias vezes e guardadas num boião de açúcar, a que transmitem o sabor, para utilização em pudins. * A baunilha é muito utilizada em gelados e em doces à base de leite e creme, mas também em chocolate e frutas de sabor suave (não muito ácidas). É usada também para condimentar pratos salgados – peixe estufado, molhos para peixe –, resultando em combinações de sabores diferenciados.
Sal Marinho Integral
Apesar de o sal ser essencial para uma boa saúde, na alimentação moderna utiliza-se, regra geral, uma enorme quantidade deste "alimento" e, pior ainda, o sal moderno é sal refinado, 99,9% cloreto de sódio ao qual muitas vezes é adicionado iodo e dextrose (açúcar). O sal refinado provoca muito mais sede e pode afetar o funcionamento renal. * Em contrapartida, o sal marinho integral preserva muito dos minerais e oligoelementos inexistentes no sal refinado e tem um sabor menos salgado e ligeiramente adocicado.No sal marinho integral encontramos uma quantidade aceitável de magnésio, flúor,