Condicionantes fisicos
Diagrama insolação:
A edificação foi projetada para utilizar ao máximo a iluminação natural, sendo esta proporcionada através das janelas e portas de vidro que cobrem toda a extensão da sala de estar/jantar, onde recebe a iluminação do amanhecer. A iluminação zenital proporcionada pela claraboia presente no centro da sala garante uma iluminação adicional criando zonas de luz e sombra, aumentando a profundidade das superfícies e espaços. Essa técnica também é usada nas áreas da edificação onde as aberturas exteriores são inexistentes como na seção da escada de acesso e no lavabo da área social. Nos dormitórios onde a incidência solar concentra-se no período da tarde, foram projetadas janelas menores e que recebem a proteção de brise-soleil.
Diagrama Ventilação:
Na residência é utilizada a ventilação cruzada onde se pode perceber a constante troca de ar entre interior e exterior, mantendo-a sempre refrescada com suas generosas aberturas. Todos os ambientes se conectam sem a utilização de corredores e eliminando paredes, o que facilita a circulação do ar. A utilização da claraboia centralizada, além de iluminação, também oferece um maior aproveitamento da ventilação, sendo esta coberta ao teto, mas não completamente fechada, por uma placa translúcida, permitindo que o ar quente da sala suba e saia pelas bordas da placa, ao mesmo tempo em que suga o vento frio e fresco que vêm do andar inferior através de uma grelha vazada de ferro fundido. O mesmo ocorre no lavabo da área social que é mantido ventilado pela infiltração do ar através do mesmo processo aplicado na sala de estar/jantar.
Diagrama via de acessos e Entorno Urbano:
O entorno imediato é composto por residências unifamiliares de um ou dois pavimentos, caracterizada pela presença de uma vegetação densa fazendo com que o bairro, Alto de Pinheiros, seja conhecido como um bairro-jardim. É considerada uma região nobre da sociedade paulistana, tendo a maioria de suas edificações em