SOCIOLOGO DO ESPA O ERVING GOFFMAN
Erving Goffman foi um cientista social, antropólogo, sociólogo e escritor canadense. Conhecido como "o sociólogo norte-americano mais influente do século XX”. Em 2007, foi listado pelo “The Times Higher Education Guide” como o sexto autor nas ciências humanas e sociais mais citado, atrás de Anthony Giddens e à frente de Jürgen Habermas. Goffman foi o 73º presidente da “American Sociological Association”. Sua contribuição mais conhecida para a teoria social é o seu estudo sobre interação simbólica.
Textos de Erving Goffman das décadas de 1950 a 1980 carregam referências espaciais que têm um - até agora pouco destacado - caráter interpretativo no esquema conceitual desenvolvido pelo autor para compreender a estrutura normativa das interações face a face não estritamente conversacionais. Perscrutar essas referências na cronologia da obra deixa entrever noções de estrutura social e de interação essencialmente espaciais. Estes espaços abstratos coexistem na reflexão com o espaço físico, que, por sua vez, é concebido simultaneamente como cenário físico, condicionante físico de interações, signo e ambiente de signos. Assim, a obra goffmaniana oferece à sociologia uma interpretação alternativa do papel do espaço físico nas relações sociais. Ele escapa às concepções de construto social, de variável ecológica e de mediação de práticas sociais por uma via que cabe, ao final da análise, apresentar.
O ambiente físico da vida social que têm importância teórica significativa no esquema conceitual desenvolvido por Goffman para compreender a estrutura normativa das interações face a face não estritamente conversacionais. (FRAYA FREHSE. P 156)
No seu primeiro livro, o autor abordou centros clínicos, hospitais psiquiátricos e o tipo de vida social que ocorre nos limites físicos dessas instituições. No decorrer dos anos, seu estudo abrangeu a vida social nos mais diversos e inusitados espaços físicos, incluindo até mesmo aqueles que desafiavam os padrões de normalidade