Condicionamento Operante de Prostituição
Curso: 2º período de Psicologia
Professora: Gabriela
Texto: Algumas contingências mantenedoras do comportamento de prostituir-se
Condicionamento Operante
. Reforço Positivo: o dinheiro recebido imediatamente após a emissão do comportamento, e a atenção fornecida ao longo da emissão do comportamento. Aprovação, afeição e poder também são imediatamente apresentados. E a esperança de que algum cliente se envolva amorosamente com elas, além de presentes, viagens e pedidos de casamento. Além das amizades com parceiras de profissão, que por exercerem as mesmas coisas, julgam terem confianças umas nas outras.
. Reforço Negativo: Relacionamento íntimo como homens desconhecidos; o que sentem em relação à serem prostitutas, represálias por parte da sociedade e familiares; ocorrência policiais, aquisição de doenças sexualmente transmissíveis e ferimentos por parte de clientes.
. Punição Negativa (condicionamento de evitação): Esconder a profissão acarreta uma série de restrições à vida da prostituta. Diversos comportamentos são evitados, e há uma ameaça constante de punição caso venha a ser descoberta , por isso, muitas delas acabam evitando relacionar-se com a família.
. Punição Negativa (condicionamento de fuga): Esconder a profissão da família, amigos e cônjuges, evitar relacionar-se com homens em geral (fora do trabalho), abusar de substâncias ( álcool e drogas) e ‘‘desligar-se’’ durante a relação sexual.
. Imitação: Trata-se de um comportamento inicialmente emitido por imitação, uma vez que todas as participantes começaram a trabalhar a partir do contato com uma amiga que já trabalhava como prostituta.
. Reforço Generalizado:. Alguns reforçadores como: atenção, aprovação, afeição, poder e símbolo são fornecidos com freqüência intermitente, também por este motivo, o comportamento de prostituir-se é marcadamente estável e mostra grande