Concurso
CONHECIMENTOS GERAIS
TÉCNICO E ANALISTA JUDICIÁRIO
Língua Portuguesa
1. Ortografia oficial.
2. Acentuação gráfica.
3. Flexão nominal e verbal.
4. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal.
5. Pronomes: emprego, colocação e formas de tratamento. Emprego de tempos e modos verbais.
6. Vozes do verbo.
7. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação.
8. Sintaxe da oração e do período.
9. Redação e correspondências oficiais.
10. Compreensão e interpretação de textos.
Legislação Aplicada
1. Organização Judiciária do Estado de Pernambuco (Lei Complementar nº 100, de 21/11/2007, e alterações posteriores): Divisão Judiciária. Órgãos do Poder Judiciário. Composição do Tribunal de Justiça e funcionamento e atribuições. Corregedoria Geral da Justiça: composição, funcionamento e atribuições.
2. Dos Serviços Auxiliares da Justiça. Dos Direitos e Deveres dos Serventuários. Incompatibilidades e Suspeições Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Lei nº 6.123, de 20/07/1968, e alterações posteriores).
3. Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco (Lei Estadual nº 13.332, de 07/11/2007, e alterações posteriores).
Raciocínio Lógico
Esta prova visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Os estímulos visuais utilizados na prova, constituídos de elementos conhecidos e significativos, visam a analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio seqüencial,