concurso coronel fabriciano
Carlos Junior
Kelly Cristina
Laura Félix
Raquel Cristina
Sabrina Stefany
Introdução
Neste trabalho, tem-se por objetivo explicar sobre a Cultura e Clima Organizacional em uma empresa, e escolhemos o Bradesco para mostrar como é sua Cultura e Clima Organizacional.
1- O que é Cultura?
A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.
Há várias definições de cultura organizacional, mas a que achamos mais simples foi: é a forma como fazemos as coisas dentro de uma empresa. Os valores com que o fazemos, os incentivos, a ética, as regras explicitas ou implícitas que todos seguem numa determinada empresa.
2- Tipos de Cultura
De acordo com o autor Arthur F. Carmazzi existem cinco tipos de cultura organizacional:
Cultura da culpa: Esta cultura corporativa cultiva a desconfiança e o medo. Os profissionais culpam-se uns aos outros dos maus resultados para evitar o castigo individual. Não há iniciativa própria nem cultura de risco, exatamente porque há receio de assumir responsabilidades que podem trazer castigos associados. O compromisso com a empresa existe somente a nível individual.
Cultura multidirecional: a comunicação e cooperação entre departamentos são mínimas neste tipo de cultura organizativa. Só existe lealdade dentro de determinados grupos, pelo que os diferentes departamentos de uma empresa acabam por ser verdadeiras cliques, criticam-se entre si. A maioria dos profissionais assume um compromisso individual, enquanto alguns assumem um compromisso de grupo.
Cultura vive e deixa viver: Cultiva a complacência, a estagnação mental e a pouca criatividade. A maior parte dos profissionais tem pouca visão de futuro e deixou de parte a paixão pelo seu trabalho. Há um nível mínimo de comunicação e de cooperação e as coisas parecem funcionar; mas o alarme soa quando todos sentem que