estudante
Novo Hamburgo, Novembro, 2013.
TESTAR NOVOS ADITIVOS NO CONCRETO
Resumo
Testar novos aditivos no concreto para melhorar sua fluidez, e consequentemente, preencher lacunas nas formas.
Palavras-chave: aditivos, fluidez e concreto.
Abstract
TEST NEW ADDITIVES ON CONCRETE TO INCREASE ITS FLOW, AND CONSEQUENTLY, FILL THE GAPS IN THE SHAPES.
Keywords: ADDITIVES, FLOW AND CONCRETE.
INTRODUÇÃO Comparando com os concretos antigos, os concretos modernos tendem a fissurar mais facilmente, devido à sua menor fluência (deformação lenta) e à maior retração térmica, à maior retração de secagem e ao maior módulo de elasticidade. Tem ocorrido deterioração prematura de estruturas de concreto, mesmo quando se segue as normas técnicas de construção.
“ Muito adequados para os prazos curtos da indústria de construção, os cimentos atuais colocaram fora do mercado os antigos cimentos Portland com endurecimento lento, e que, portanto, eram mais duráveis.” [1]
Fissuras surgem também por retração plástica devido à perda de fluidez causada pela perda de água nas primeiras horas.[2]
O concreto moderno é um concreto mais poroso e monos durável. Para tentar melhorar a durabilidade das obras, é preciso melhorar sua fluidez , e com isso diminuir sua porosidade.
Para tentar melhorar a fluidez do concreto, e consequentemente sua resistência ao desgaste, foram adicionados separadamente dois novos aditivos a formula do concreto atual. A clara de ovo de galinha e a purpurina.
MATERIAIS E MÉTODOS
Primeiramente foram medidos em um béquer o volume (40ml) os materiais. Em seguida foi medida a massa em uma balança analítica. Todos tem o mesmo volume, porém com massa diferentes).
Então preparamos as amostras:
1- Concreto normal(3x1) – usado para reboco;
Foi adicionado cimento, areia e cal proporcionalmente e água até que fica-se consistente.
Foi realizado o slump test para ver se a consistência está