concreto
1) Para quais tipos de concreto a NBR 6118/03 se aplica?
A NBR 6118/03 se aplica a estruturas com concretos convencionais, com massa específica seca maior que 2.000kg/m3, não excedendo 2.800 kg/m3, do grupo I de resistência (C10 a C50), conforme classificação da NBR 8953/09
2) Qual a definição para concreto convencional e concretos especiais?
O concreto convencional é de consistência seca e a sua resistência varia de 5,0 em 5,0MPa, a partir de 10,0 até 40,0MPa. É aplicado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.
As vantagens são: aumento da durabilidade e qualidade final da obra, redução dos custos da obra e redução no tempo de execução.
Concretos Especiais - São diversos os tipos, por exemplo os que apresentam Alto Desempenho (CAD), ou então, Concreto Bombeável, Concreto de Alta Resistência inicial, Concreto Leve, etc) .
Os diversos concretos obtidos possuem excelentes propriedades. É aplicado em obras civis especiais, hidráulicas em geral e em recuperações.
3) Qual a composição do concreto simples?
O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia), agregado graúdo (pedra ou brita) e ar. Pode também conter adições (cinza volante, pozolanas, sílica ativa, etc.) e aditivos químicos, com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas. Esquematicamente, pode-se indicar como pasta o cimento misturado com água, argamassa como a pasta misturada com areia, e concreto como a argamassa misturada com pedra ou brita.
4) Definir conceitualmente o concreto armado.
Pode-se definir o Concreto Armado como a união do concreto simples e de um material resistente à tração (envolvido pelo concreto) de tal modo que ambos resistam solidariamente aos esforços solicitantes.
Concreto Armado = concreto simples + armadura + aderência.
5) O que são armaduras passiva e ativa?
Armadura passiva é qualquer armadura que não seja usada para produzir