CONCRETO
Protensão: pré-tensão , transmite a ideia de se instalar um estado prévio de tensões em algo.
O artifício da protensão aplicada ao concreto consiste em produzir na viga esforços prévios que reduzam ou anulem as tensões de tração do concreto sobre a ação de solicitações em serviço. Assim sendo minimizam-se a importância das fissurações com condição determinante e direcionamento da viga .A protensão do concreto é realizadas na pratica por meios de cabo de aço de alta resistência tracionados e ancorados no próprio concreto ;são cordoalhas que são colocadas dentro da viga antes da concretagem onde posteriormente ao atingir a resistência de projeto as mesmas são protendidas.
Obs:
O concreto é bastante resistente a compresão. Já a tração o concreto possui uma resistência muito baixa pela ordem de 10%..
A finalidade de protensão é incrementar uma compresão a mais no concreto de forma que quando o concreto seja tracionado essa parcela de protensão possa suportar os esforços.
Obs2:
A solução de concreto armado sem as bainhas e Cordoalhas talvez não seria viável.
1- Bainha é tubulação metálica que passa pela armadura ; tem o formato curvo para acompanhar o momento fletor da viga. A protensão é feita após atingir a resistência do concreto que nesse caso é de aproximadamente 25mpa . Com a utilização de macacos hidráulicos nas extremidades de cada viga é aplicada uma força de protensão de ordem de 400 toneladas por cabo.
1.2 SISTEMAS ESTRUTURAIS EM CONCRETO PROTENDIDO Graças ao artifício de protensão é possível empregar grande variedade de sistemas estruturais com processos construtivos que não são possíveis com o concreto armado. Esses sistemas estruturais são descritos em três categorias de protensão: linear, circular e espacial. Sistema Estrutural com Protensão Linear É aplicada à estruturas retilíneas ou de pequena curvatura, onde os principais sistemas de protensão linear são as vigas simples e