metalurgia mecanica
Os lábios de cisalhamento formam-se num ângulo de 45º, pois, este ângulo no momento do colapso do material, é o ângulo comporta os planos de menor densidade na estrutura cristalina, sendo assim o ângulo mais favorável para que ocorra o escorregamento dos átomos e os novos planos que se formam no momento da ruptura. E também é neste ângulo que se forma o plano de maior carregamento.
2. Por que os materiais mesmo sendo iguais e em mesmas condições, se comportaram de forma diferente? (Fraturas distintas / Outros sem fratura).
Uma das principais funções dos ensaios Charpy é determinar se um material apresenta ou não uma transição dúctil-frágil. O que pode ter acontecido com as amostras ensaiadas, é que talvez tenha sido ensaiado um material que está justamente na transição dutil-frágil, desta forma, acontecerá essa distinção da característica da fratura, apresentando diversas formas de fratura mesmo com o material beneficiado e ensaiado na mesma condição. Este é um dos problemas do ensaio de impacto com materiais que pertencem a esta faixa de transição. No caso onde atuo profissionalmente, esta condição é encontrada em ensaios com aços mola SAE5160 e SAE6150, por exemplo, materiais temperados e revenidos a 420ºC terão uma grande dispersão apresentando fraturas dúcteis e frágeis conforme os CP apresentados em aula.
Corpos de prova de Impacto Charpy apresentados em sala
3. Por que ao se modificar a espessura de um material, modifica-se seu comportamento a fratura?
Em amostras relativamente finas, o valor de Kc irá depender e variar de acordo com a espessura das amostras. Porém, quando a espessura da amostra aumenta e se torna muito maior do que as dimensões da trinca, o valor de Kc vai estabilizando de forma assíntota até que acaba se tornando independente da espessura do material, sob essas condições existe uma condição de deformação plana.
A deformação plana significa