concreto sustentavel
CONCRETO SUSTENTÁVEL
A construção civil tem um importante papel quando o assunto é sustentabilidade. O setor responde por um terço das emissões de gases poluentes e é o maior consumidor de recursos naturais do mundo. O segmento gera 25% dos resíduos sólidos totais, consome um quarto da água e ainda ocupa 12 % das terras do planeta.
Existem várias iniciativas envolvendo a produção de concreto menos poluente, o que podem render resultados expressivos quando aplicados em larga escala. É o que demonstra o artigo escrito por Anderson Benite, diretor da Unidade de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificação ( CTE). Segundo o material, um edifício comercial, localizado na cidade de São Paulo, emite 301 kg de CO2 por m2 durante sua etapa de construção. Esses resultados foram extraídos de um resultado realizado pela Ativos Técnicos Ambientais ( ATA) em parceria com o CTE. O levantamento indicou ainda que as produções de cimento e cal são responsáveis pelas maiores emissão industriais, como classificou o Inventário Nacional de Emissões de 2005. Os técnicos brasileiros estão de olho nesses resultados para buscar uma nova tecnologia do concreto e do cimento, com um maior apelo sustentável. Há exemplo disso podemos citar a reciclagem do cimento, o uso de novas tecnologias que venham a diminuir o impacto ambiental por parte das indústrias cimenteiras e a utilização do cimento CPIII . Esse cimento contém 70 % de escória de altos fornos em sua composição, sendo esta capaz de contaminar os lençol freático do solo. O CPIII utiliza o rejeito de maneira nobre, diminuindo os efeitos termogênicos da hidratação e aumentando, em alguns casos, a durabilidade do concreto.
Apesar das soluções citadas acima, ainda é muito pouco os avanços em tecnologia do concreto, pois é necessário disseminar e ampliar o conhecimento, treinando e conscientizando os profissionais do setor.
PROF° CRISTINA ALUNO : HÉLIO DE SOUZA JÚNIOR N° 11
TURMA ED7