Concreto sustentavel
O primeiro passo envolvido nesse processo é a mineração do calcário, principal matéria-prima do cimento, o material passa pelo britador, sendo empilhado na área de pré-homogeinização. Amostras do material são recolhidas para análises de qualidade. O calcário passa pela balança de dosagem e, em seguida, é moído com argila e aditivos no moinho de farinha ou cru. O material resultante é chamado de farinha. Essa farinha segue então para o forno rotativo para a produção do clínquer. Em seguida, o clínquer é misturado com gesso, calcário e pozolana ou escória, porcentagem de cada produto determina a especificação do cimento. A mistura é moída até que os componentes atinjam a granulometria ideal e resultando em um cimento de alta qualidade, com resistência e tempo de pega adequados.
Processo de produção do concreto: Atualmente existem diversos tipos de concretos, cada um com suas características especiais e com processos de produção diferente. Por isso será apresentado apenas o popular “concreto virado em obra”, que nada mais é o concreto fabricado no canteiro de obras.
Sem a utilização de betoneira: Primeiramente coloca-se o cimento sobre uma camada de 15 cm de areia, depois com uma enxada misture-os até ficarem homogêneos, após isto se coloca as pedras e mistura-se novamente. Depois faça um monte com um buraco no meio, e neste acrescenta água aos poucos, sem parar de misturar até ficar no ponto.
Com a utilização de betoneira: Coloque a pedra na betoneira, adicione água até a metade e misture durante um minuto, posteriormente o cimento, por último a areia, e espere três minutos até estar no ponto.
Concretos sustentáveis: