Concreto Submerso
ou Jateado
É uma espécie de concreto que é lançado, projetado ou jateado pro meio de mangueiras especiais com uso de ar comprido.
CARACTERÍSTICAS
Há possibilidade de ser por via seca ou úmida, dependendo se o concreto for emitido com ou sem água prémisturada. O processo via seca é adicionar água no bocal de lançamento que é controlado pelo operador; assim como são utilizados aditivos aceleradores de pega para reduzir o índice de reflexão, quantidade de concreto que não adere á superfície projetada. Ele é lançado em camadas de pouca espessura , dosado com agregado graúdo brita 0.
APLICAÇÕES:
Reparo ou esforço estrutural, revestimento de tuneis, monumentos, contenção de encostas, taudes, canais, galerias de esgotos.
Fonte: Ensina & Aprende
CONCRETO SUBMERSO
É a denominação dada ao concreto que é aplicado na presença de água.
APLICAÇÕES
É aplicada na presença de água doce ou salgada, como em algumas tubulações, barragens, estruturas de contenção, pontes e rios, paredes de diafragma, entre outros. Também é feito com aditivos especiais, depende da agressividade do meio inserido. Este concreto facilita a visibilidade e segurança aos mergulhadores, a execução e diminui a contaminação da água, reduzindo o impacto ambiental. CARACTERÍSTICAS:
Oferece maior coesão aos grãos assim, não permiti a dispersão do concreto ao entrar em contato com a água, e possibilita uma maior resistência ao concreto.
Concreto submerso quando lançado deve se ter no mínimo
350kg de cimento por m³, ser de consistência plástica e ser levado dentro d’agua por uma tubulação, mantendo a ponta do tubo imersa no concreto já lançado e poderá ser feito por processo especial de eficiência devidamente comprovado.