concreto projetado
Definição
Trata-se de uma mistura de cimento, areia pedrisco, água e aditivos, que é impulsionada por ar comprimido desde o equipamento de projeção até o local de aplicação, através de mangote.
Na extremidade do mangote existe um bico de projeção, onde é acrescentada a água.
Esta mistura é lançada pelo ar comprimido, a grande velocidade, na superfície a ser moldada. Na mistura podem ser adicionadas ao traço microssílica, fibras ou outros componentes.
As peças podem receber ferragens convencionais, telas eletrossoldadas ou fibras, conforme a especificação do projeto.
Existem duas maneiras de obter o concreto projetado: por “via seca” ou por “via úmida”. A diferença básica está no preparo e condução dos componentes do concreto:
Via seca , preparado a seco. Adição de água é feita junto ao bico de projeção, instantes antes da aplicação;
Via úmida, preparado com água e desta forma conduzido até o local da aplicação. Ambas as vias utilizam traços e equipamentos com características especiais.
O equipamento utilizado convencionalmente é a via seca.
Equipamentos
Para via seca são necessários, pelo menos, os seguintes equipamentos e acessórios:
Bomba de Projeção recebe o concreto seco adequadamente misturado e o disponibiliza para aplicação;
É necessário que os equipamentos estejam em perfeitas condições de trabalho; as peças de consumo devem estar com desgaste aceitável e a máquina sempre bem ajustada;
Compressor de Ar acoplado à bomba de projeção, fornece ar comprimido em vazão e pressão corretas para conduzir o concreto até o local da aplicação.
A prática brasileira, entretanto, é de que para qualquer diâmetro de mangueira ou vazão de trabalho, a pressão característica do compressor deve ser de 0,7 MPa.
Este valor, quando da projeção do concreto, lido no compressor, não pode ser inferior a 0,3 MPa. Desta forma, para distâncias até 50 m teríamos, como condição mínima, os valores do quadro abaixo.