Resumo Concreto Projetado
Concreto Projetado é aquele pneumaticamente transportado e projetado a alta velocidade. Podemos definir como uma mistura de cimento, agregados, aditivos, adições e água, que é transportado através de tubulações e equipamentos que o projetam sob pressão sobre uma superfície, com compactação simultânea.
O concreto projetado é indicado para substituir o concreto convencional em alguns casos, quando se deseja reduzir o seu custo, mas apresenta grande versatilidade sendo empregado para mais diversas finalidades, tais como revestimentos inclinados, obras subterrâneas, contenção de taludes, reparos e esforços estruturais, impermeabilizações, elementos auto-portantes, reservatórios, piscinas, chaminés de fornos, entre outros.
Existem dois métodos de emprego do concreto projetado, o processo por via seca ou úmida. No processo de via seca, a máquina recebe uma mistura de cimento e agregados e, por meio de mecanismos de discos alveolares ou câmaras duplas, recebe o fluxo de ar e é transportado seco pelo mangote até o bico de projeção, onde recebe uma injeção sob pressão da água necessária controlada pelo operador de projeção. No processo por via úmida, o concreto pronto é introduzido na máquina para projeção, onde recebe um jato de ar e é lançado contra a superfície a ser concretada.
As características dos materias utilizados para produção do concreto projetado interferem completamente no seu comportamento do estado plástico, e posteriormente das propriedades mecânicas e a durabilidade, portanto deve-se analisar e escolher entre os tecnicamente aceitáveis e economicamente viáveis. Esses aspectos também devem ser considerados no ato da operação e manutenção dos equipamentos a serem utilizados, é fundamental obter conhecimento do processo de projeção para que se possa ter um resultado positivo da obtenção do concreto projetado, assim como o manuseio dos equipamentos que devem ser procedidos de maneira correta para sua aplicação.