concreto permeavel
Concreto permeável é um tipo de concreto com alto índice de vazios interligados, preparado com pouca ou nenhuma areia, o que permite a passagem desobstruída de grandes quantidades de água. Se utilizado como pavimentação externa, captura a água da chuva e permite que ela infiltre diretamente no solo, aliviando, assim, o sistema público de drenagem.
A aplicação do concreto permeável permite recarregar os aqüíferos subterrâneos e reduzir a velocidade e a quantidade do escoamento superficial das águas pluviais. Além disto, permite uma utilização mais eficiente do solo, uma vez que minimiza, ou até dispensa, outras obras de micro-drenagem local, como pontos de retenção da água, valas etc.
No concreto permeável, quantidades controladas de água e cimento formam um espesso revestimento em torno das partículas agregadas. Assim, criam-se muitos vazios interligados, que deixam a peça altamente permeável. Normalmente consegue-se um índice de 15 a 25% de vazios e um escoamento de água da ordem de 200L/m2/min. A alta porosidade reduz a resistência deste material em relação ao concreto comum, de modo que ele não se presta a todo tipo de tráfego, mas é adequado à maior parte dos locais de tráfego leve ou pouco intenso.
Ainda que não seja uma tecnologia nova (foi usado pela primeira vez em 1852), o concreto permeável vem recebendo novo interesse em países desenvolvidos, por causa de legislações de controle da qualidade da água proveniente do escoamento superficial. Suas características são interessantes às áreas urbanas, pelo ganho ambiental e econômico onde é elevado o valor da terra. Dependendo das normas locais e das características do meio, o pavimento e sua sub-base podem ter capacidade suficiente de infiltração para eliminar a necessidade de outras obras de drenagem.
A Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana (ou EPA, U.S. Environmental Protection Agency) classificou os pavimentos permeáveis de BMPs. Assim, sua utilização tem