cavidade oral de caes
Objetivos o Proporcionar a saúde oral dos pequenos animais através de técnicas odontológicas atualizadas, com o intuito de aumentar a qualidade de vida destes; o Conscientizar acadêmicos e proprietários de pequenos animais sobre a importância da higienização bucal e demonstrar como essa profilaxia é um importante meio de evitar afecções locais e sistêmicas;
Os proprietários dos animais são alertados quanto a etiopatogenia das afecções, orientados quanto à profilaxia, como a higienização dentária diária e sobre os procedimentos odontológicos disponíveis, como o tratamento periodontal, extração de dentes fraturados ou decíduos ou excisão cirúrgica de neoplasias.
Conclusões
,
As enfermidades da cavidade oral são frequentes em pequenos animais acima de quatro anos de idade, sendo assim, é importante que todo clínico esteja atento no momento do exame físico e inclua a inspeção oral em sua rotina, objetivando diagnosticar as afecções, quando presentes, o mais precoce possível para que se possa instituir o protocolo de tratamento mais adequado, proporcionando uma melhor qualidade de vida para o animal.
É de extrema importância a conscientização do proprietário quanto à higienização oral frequente e a administração de alimentos adequados. Essas duas metodologias associadas evitam o acúmulo de matéria orgânica nos dentes e gengivas dos animais, minimizando a microbiota oral, que em condições de enfermidades é desregulada e podem cair na corrente circulatória ou serem ingeridas, podendo assim levar a enfermidades sistêmicas ou gastrintestinais, respectivamente. O contato visual do proprietário com a boca de seu cão, regularmente, também favorece a identificação precoce de enfermidades orais.
Conclusões
As enfermidades da cavidade oral são frequentes em pequenos animais acima de quatro anos de idade, sendo assim, é importante que todo clínico esteja atento no momento do exame físico e inclua a inspeção oral em