Pavimento rígido permeável construído com concreto e bambu
Rosimere Miranda Santos
Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH
Av. Prof. Mário Werneck, 1685 – Estoril – CEP: 30455-610 BH/MG civil.unibh@unibh.br
Orientador: Msc. José Vidigal Junior
Resumo – O artigo apresenta um estudo sobre um projeto que propõe mostrar a evolução tecnológica de pavimentos semipermeável, seus benefícios e o estado do conhecimento sobre o assunto. Foram realizados estudos experimentais em ambiente acadêmico laboratorial, onde uma seção do pavimento e subleito com dimensões próximas às reais submetidas e eventuais situações em tempo chuvoso, foram ensaiadas numa caixa em alvenaria com dimensões internas de 2,0 x 1,0 m e altura de 40 cm. Para parte experimental, foram resumidos os principais métodos de dimensionamento existentes.
Palavras-chave -
Abstract -.
Keywords -
I Introdução
O pavimento é uma estrutura oriunda de múltiplas camadas, tais como revestimento, base, sub-base, subleito e reforço do subleito, que tem a função de suportar o tráfego e prover um meio seguro e econômico para o transporte de pessoas e mercadorias (SAMPAIO, 2005). Entretanto, há de verificar os impactos quando outros elementos incidem na “mecânica”, como por exemplo a água.
A água das chuvas exercem suas ações sobre o solo inesperadamente, contudo, sempre procurando os caminhos mais fáceis para sua vazão, contudo, as ações antrópicas na ocupação e uso do solo, tanto em áreas rurais como urbanas, interferem diretamente na quantidade e qualidade do escoamento superficial, alterando vazões máximas e mínimas dos mananciais. A degradação da estrutura e a impermeabilização dos solos em áreas urbanas têm causado altos picos de vazão e, consequentemente, uma freqüência cada vez maior de inundações. A diminuição na recarga do lençol freático, responsável pela manutenção das vazões mínimas dos mananciais, também é uma conseqüência da redução das áreas de infiltração de água no