concreto de protensão
Alini Cordeiro
Brio Dubois
Jean Dalfiôr
Laýs Broedel
Stela Carvalho
Virgilio Silveira
Introdução
A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diversas solicitações.
Introdução
A protensão gera cargas contrárias às aplicadas na estrutura, equilibrando-as. Assim sendo, a protensão resolve o grande problema das deformações.
Introdução
A protensão é uma tecnologia que confere ao concreto maior resistência à tração, sendo bastante interessante em estruturas onde existem esforços de flexão elevados.
Trata-se de tecnologia inteligente, eficaz e duradoura, capaz de oferecer soluções estruturais com ótimas relações custo-benefício. História
O desenvolvimento do concreto protendido deu-se inicio a partir do surgimento do cimento Portland na Inglaterra em1929.
A primeira obra em concreto protendido no Brasil foi em 1948 com a ponte do Galeão, no Rio de Janeiro. Os materiais foram todos importados da França: os aços, as ancoragens, os equipamentos e até o projeto.
Em 1952 uma companhia Siderúrgica Belgo Mineira, começou a fabricação do aço de protensão.
Aplicações
Edifícios:
Vigas mais esbeltas
Lajes com vãos maiores
Aplicações
Pontes:
Estaiadas
Arcos
Aplicações
Reservatórios
Elevação de reservatórios
Porque usar
Protender uma estrutura de concreto é fazer uso de uma tecnologia inteligente, eficaz e duradoura. Inteligente, pois permite que se aproveite ao máximo a resistência mecânica dos seus principais materiais constituintes concreto e o aço, reduzindo assim suas quantidades; eficaz, devido à sua superioridade técnica sobre soluções convencionais, proporcionando estruturas seguras e confortáveis;
Vantagens
A protensão pode resultar, em muitos casos, em estruturas com baixa ou nenhuma necessidade