educação grega
Responsáveis/
Representantes
Concepção de educação
Manifestações da Prática Educacional
Curiosidades
Período homérico (900 – 700 a.C.)
Homero (poeta grego, escritor de Ilíada e Odisseia)
Compreende um duplo ideal de homem, o homem de ação e o de sabedoria, que deveria ser atingido por todos os gregos livres. A bravura tinha que ser moderada pela. Outro aspecto é a sofrosine grega, que consiste no domínio das paixões pela razão, o equilíbrio de pensamento e ação.
Os poemas Homéricos, Ilíada e Odisseia são grandes contribuições históricas dessa fase, pois são a fonte de vários conhecimentos que se tem sobre as tradições e costumes da Grécia antiga.
O homem que não era temeroso ou não tinha modéstia com seus companheiros, ou que era insolente com os deuses ou os mais velhos, era acusado de irreverência.
Educação Espartana (750 - 600 a.C.)
Mãe, até os 7 anos
Governo, desde 7 anos até a idade adulta(30 anos)
Tinha como objetivo dar ao individuo um nível de perfeição física, coragem e hábito de obediência às leis que o tornasse um soldado ideal.
Aos 7 anos o menino era levado as casernas públicas no qual dedicava o tempo à caça de animais selvagens, pratica de danças e exercícios de ginástica. Dos 18 aos 20 anos o jovem se dedicava ao estudo das armas e manobras militares. Até os 30 seu treino era na guerra e com 30 se dedicava a guerras e serviços do Estado.
Acreditava que a mulher era responsável por dar origem a indivíduos aptos para compor o exército. Por isso era comum encontrar mulheres que se dedicassem a jogos esportivos, controlando as finanças domésticas e participando de reuniões públicas que ligadas a vida política espartana. mães espartanas dedicavam ao treinamento físico e moral dado à suas crianças. Educação Ateniense (600 – 450 a.C.)
Pedagogos.
Ideal de formação completa do homem. Foram colocadas no mesmo nível educação física e educação intelectual.
Em relação à educação ateniense a criança até os 7 anos, estava