Constru Es De Concreto
Faculdade Metrocamp
Professor Paulo Roberto dos Santos
Alunos
Adriano Donizeti Gouveia RA: 406.325.788-66
Diogo Alex da Costa RA: 400.098.398-95
Noções Básicas e Conceitos
A deficiente resistência à tração do concreto fez com que, desde o inicio, se pensasse em colocar sob compressão as zonas tracionadas das estruturas de concreto, através de uma protensão, de tal modo que os esforços de tração tenham a função de anular estas tensões de compressão antes que surjam tensões de tração no concreto.
Vantagens peculiares ao concreto protendido
Devido ao emprego de materiais de resistências elevadas, o concreto protendido permite vão maiores e estruturas mais esbeltas, de menor peso próprio do que as de concreto armado.
A protesão melhora a capacidade de utilização, impedindo que as fissuras se desenvolvam no concreto ou, pelo menos, fazendo com que as aberturas de fissuras possam ser limitadas com segurança a um valor não prejudicial, aumentando sua durabilidade.
As deformações permanecem muito pequenas, porque a estrutura, sob a ação das cargas de utilização permanece praticamente no Estádio I.
As estruturas de concreto protendido apresentam uma elevada resistência à fadiga, porque a amplitude de oscilações das tensões no aço permanece pequena e, com isso, muito abaixo da resistência à fadiga.
As estruturas de concreto prendido podem suportar consideráveis excessos de carga sem danos remanescentes. As fissuras que surgem por ocasião do excesso de carga voltam a se fechar por completo, desde que as tensões no aço permaneçam abaixo do limite de alongamento de 0,01%
Conceitos relativos ao concreto protendido
Meios de Protensão:
Na primeira redação da norma DIN 4227 sobre concreto protendido estabeleceu-se a expressão genérica “cabo de protensão” para o aço de protensão colocado no interior da peça, juntamente com suas ancoragens, para diferenciar claramente este aço destinado à