Concreto celular
O concreto celular é um produto que, apesar de suas excelentes vantagens no uso como isolante térmico de baixo peso específico, ainda vem sendo pouco utilizado na indústria da construção civil. O concreto celular é basicamente formado por bolhas de ar ou gás em matriz sólida, geralmente cimentícia e podem ser incorporados à matriz por processos químicos ou mecânicos. Na fabricação do concreto celular espuma-cimento, são consumidos aproximadamente sete sacos de cimento por metro cúbico, dosagem recomendada pelo fabricante do aditivo incorporador de ar no Brasil. Esta alta proporção do cimento Portland onera bastante o custo da produção e também causa um elevado grau de fissuração, devido às altas taxas de retração.
O concreto celular também pode se usado como isolante acústico, superfície corta-fogo, enchimento de lajes com rebaixos, reabilitação de pisos em construções antigas, camadas de regularização de lajes de impermeabilizações, bases de pistas de auto-estrada, aeroportos e estradas de ferro, e até como solução alternativa na área geotécnica como substituição e/ou reforço de solos pobres.
DEFINIÇÃO Desenvolvido na Suécia nos anos de 1920, o concreto celular autoclavado (CCA) é um tipo de concreto de peso leve geralmente pré-moldado em forma de bloco que é curado sob pressão elevada dentro defornos especiais chamados autoclaves. Embora o concreto celular autoclavadotenha sido usado com sucesso em grande parte do mundo desde o fim dasegunda guerra mundial, no Brasil o material ainda é pouco difundido, tomandosó agora destaque entre os construtores.O CCA, também conhecido como concreto aerado autoclavado, éproduzido com material muito fino geralmente mistura de cal e areia silicosa. Oque faz o CCA diferente do concreto agregado de peso leve é que o CCAcontém milhões de células microscópicas que são geradas durante o processoindustrial. Além disso, CCA difere de muitos outros concretos porque pode ser perfurado, serrado, pregado, ou