Concreto Celular
1. DEFINIÇÃO CONCRETRO CELULAR
O concreto celular é um tipo de concreto leve que resulta da pega de uma mistura composta de aglomerantes e agregados finos, que sofre tratamentos mecânicos, físicos ou químicos, destinado a criar na sua massa uma alta porcentagem de poros esféricos, de dimensão regular e milimétrica, uniformemente distribuídos, que permanecem estáveis, incomunicáveis e indeformáveis durante todo o processo, resultando numa massa específica aparente seca inferior a 1850 kg/m³ e superior a 400 kg/m³.
O resultado é um material de construção leve que pode ser usado em vedações verticais, como alternativa para reduzir a geração de entulho e o desperdício de material em geral e para um desempenho melhor com relação a conforto acústico e conforto térmico. Na verdade, é uma argamassa a qual são introduzidas microbolhas de ar, através de espuma líquida que são geradas por um equipamento próprio gerador de espuma. Devido ser aerado (e poroso), sua aplicação não é aconselhável em concretos estruturais.
Geralmente é usado em enchimentos e regularização de lajes. Nos casos de enchimentos, onde não haverá acesso de pessoas ou qualquer esforço mecânico poderá ser utilizado o concreto celular até a densidade de 1100 kg/m³. Densidades de 1200 a 1800 kg/m³ já possuem alguma resistência mecânica (2,0 a 7,0 MPa), o suficiente para o suporte de pessoas e objetos, normalmente utilizado para regularização de lajes, sem incrementar muita sobrecarga nas estruturas. Poderá ser utilizado, também, em paredes estruturais, proteção para impermeabilização, câmaras frigoríficas, etc, sendo um excelente isolante térmico e acústico.
1.1. VANTAGENS DO CONCRETO CELULAR
Baixo coeficiente de permeabilidade
A condutividade hidráulica de materiais porosos geralmente diminui com aumento da quantia de ar nos poros do material. O Concreto Celular produzido com ECOFOAM é constituído com uma matriz de micro bolhas não-inter-conectadas, ou espaços vazios de ar, desta