Concreto armado
A fundação é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo. Em geral, são utilizadas várias fundações seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas.
1.1 Principais tipos de fundação
Fundação Rasa: Elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação (B).
Fundação Profunda: Elementos bem mais esbeltos que os tubulões, caracterizados pelo grande comprimento e pequena secção transversal. São implantados no terreno por equipamento situado à superfície. São em geral utilizados em grupo, solidarizadas por um bloco rígido de concreto armado (bloco de caroamento).
1.2 Critérios básicos para escolha do tipo de fundação
1.3 Análises do solo (sondagens) e determinação da capacidade de resistência do solo.
Poço ou trincheira: Segundo Souza, os poços de inspeção são escavações verticais que permitem acesso ao interior do terreno para exame direto in situ do material.
Sondagem a Varejão: a sondagem a varejão é feita com uma haste lisa de ferro, cravada manualmente, ou por golpes com marreta, em sedimentos inconsolidados submersos. É usada para o reconhecimento de aluviões, superfícies rochosas no leito de um rio e para avaliar depósitos de areia e cascalho para uso na construção civil.
Sondagem a Trado: Sondagem a trado é uma perfuração manual de pequeno diâmetro, feita com um trado para investigação de solo de baixa a média resistência.
Sondagem a Percussão: Sondagem de simples reconhecimento é o processo de investigação mais comum empregado na caracterização da cobertura terrosa do terreno natural.
Ensaio SPT: Conhecido como sondagem à