Concreto armado
1.1 Definição
O concreto armado não é basicamente um material formado por concreto e aço, mas sim um terceiro material, a partir do concreto e aço. De tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem Submetidos formando o CA. Uma vez unidos esses materiais será quase impossível de volta-los a sua forma original.
Existe uma forte ligação desenvolvida entre o concreto e a armadura. De acordo com, (Rebello, 2008, p,143). “Essa força de ligação recebe nome de aderência, que se da por meios mecânicos pelos efeitos colantes (atrito) propiciados pelo cimento. O CAD e um concreto com propriedades superiores as do concreto tradicional, sobretudo quanto a durabilidade e a resistência. Ele e mais resistente, menos poroso, mais impermeável, mais resistente a ambientes agressivos, apresentando maior proteção para as armaduras e possui maior durabilidade.
2 Materiais Componentes
2.1 O concreto
O concreto e uma mistura controlada de materiais que criam volume, denominando-os como: agregados e de materiais colantes chamados de aglomerantes.
Os materiais agregados mais comuns são a areia e a pedra que são um dos materiais utilizado na produção de concreto simples.
Os materiais aglomerado será o próprio cimento.
A adição de sílica ativa, um material extremamente fino que pode ser comparado ás partículas encontradas nas fumaças do cigarro, aumenta em até oito vezes a resistência do concreto normalmente utilizado nas estruturas mais comuns.
2.2 O aço
O aço um produto bastante industrializado, possui dois principais componentes para sua liga. Eles são o ferro e o carbono. Possuindo uma grande quantidade de carbono o aço apresenta uma grande resistência, mas por outro lado pouca ductilidade; e um material quebradiço e não serve para o uso estrutural sozinho.
O aço utilizado nas estruturas de