Concreto Alta Resistencia
Monique Motta; Patrícia Melo; Pedro França; Werther Fidalgo
Resumo
Nos dias de hoje, o mercado da construção civil está cada vez mais competitivo, a margem de lucro esta cada vez mais estreita e o consumidor mais exigente, deixando projetistas e construtores com o desafio de reduzir custos sem deixar de lado a qualidade e a segurança das obras.
No campo do dimensionamento e concepção das estruturas usuais em concreto armado a determinação da resistência característica à compressão do concreto (fck) é de suma importância, pois influencia no desempenho, vida útil, além de ser parcela significativa na composição do custo final do empreendimento. Para a escolha da resistência característica à compressão o projetista estrutural deve considerar vários aspectos tais como: condições de agressividade do microclima; confiabilidade dos fornecedores de concreto da região; tempo de execução da obra; procedimentos corretos no canteiro de obra, além do custo. De fato o fck é um dos parâmetros de maior referência no dimensionamento de estruturas em concreto armado. Na prática, o projetista de estruturas especifica um valor de fck e este é usado no calculo. Cabe ao construtor fabricar (concreto feito em obra) ou comprar um concreto com as características especificadas em projeto.
A NBR 6118:2003 (item 8.2.1) faz uma abordagem sobre a classe de concreto I determinando que as estruturas em concreto armado devem ser projetadas e construídas com concreto C20 (fck= 20 MPa) ou superior, ficando o concreto C15 só para as estruturas de fundações e de obras provisórias. O presente artigo tem como objetivo estudar a opção dentre os concretos da classe I que melhor atende os aspetos econômicos e técnicos no dimensionamento de um edifício residencial de 17 pavimentos em concreto armado, a ser construído na região de Criciúma - SC. Para atingir o objetivo proposto utilizou-se uma ferramenta computacional (software) de cálculo estrutural, fez-se o lançamento