Concretismo
Concretismo
São Paulo – SP
2011
Movimentos artísticos: O Concretismo
Trabalho referente à disciplina de Comunicação visual e gráfica do 1º período do curso de comunicação social da Universidade Cruzeiro do Sul, orientado pelo professor Josué Makoto. Realizado pelos alunos:
Bianca Yukari, Juliana Suzuki, Juliana Souza, Marcelo dos Anjos e Natália Mota.
São Paulo – SP
2011
Súmario
Introdução
O Concretismo
Concretismo Brasileiro
Principais Autores l.
Principais Autores ll.
Principais Autores lll.
As Obras l.
As Obras ll.
Conclusão
10. Bibliografia
Lista de figuras aqui
Introdução
O concretismo é um movimento artístico que faz parte do pós-modernismo.
Surge por volta de 1956 na Europa . Foi o mais importante movimento de vanguarda da nossa literatura, porque influenciou poetas, artistas plásticos e músicos.
Vanguardista esse movimento se destacou primeiramente na música, passando para a poesia e artes plásticas. É assinalado pelo uso de figuras geométricas e pela elaboração baseada no raciocínio.
O objetivo dos artistas era incorporar a arte escrita à estruturas geométricas, aplicando assim o fim da poesia intimista e o desaparecimento do eu – lírico.
Pode parecer um pouco vago, mas o concretismo teve influência a vários movimentos artísticos, como por exemplo nas artes plasticas com o Cubismo, e na música com a “Tropicália” Brasileira, na “Música Erudita”, até mesmo na música eletrônica em sí na Alemanha.
01
O Concretismo
Apesar do nome, a arte concreta faz parte do movimento abstracionista moderno que se trata dos objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis.
A Forma
Os poetas concretos aplicavam fim da poesia intimista e o desaparecimento do eu-lírico por acreditar que a poesia não é fruto de ações e emoções mas sim de esforço mental para atingir a forma mais adequada