Teoria estruturalista
1. Definição
È a corrente administrativa baseada no movimento estruturalista, fortemente influenciada pela sociologia organizacional. Representa uma visão crítica da organização formal. Os estruturalistas se concentram nas organizações sociais, está voltado para o todo e para o relacionamento das partes na construção do todo.
2. Homem Organizacional
Conceito do homem moderno que desempenha diferentes papéis simultâneos em varias organizações diferentes, daí seu caráter cooperativo e competitivo. Ele tem que ser flexível, ter tolerância perante as frustrações, ter capacidade de adiar as recompensas e ter permanente desejo de realização.
3. Objetivos Organizacionais
Um objetivo organizacional é uma situação almejada que uma organização tenta abordar é uma posição que se procura, e não uma posição que se possua. A eficiência geral de uma organização é apurada pela medida em que essa organização chega aos seus objetivos.
Funções dos objetivos organizacionais:
-Pela apresentação de uma situação futura indica uma orientação que a organização procura seguir. - Os objetivos constituem uma fonte de legitimidade que justifica as atividades de uma organização.
- Os objetivos servem como padrões para avaliar o êxito da organização.
- Os objetivos servem com unidade de medida para tentar verificar e comparar sua produtividade.
Os objetivos são idéias que a organização pretende almejar e transformar em realidade. Com isso é importante que toda organização busque estratégias para se manter e funcionar com eficiência.
Dois modelos de organização:
- Modelos de sobrevivência: quando a organização começa a desenvolver objetivos que lhe permitem simplesmente existir e cultivar sua produtividade;
- Modelos de eficiência: ampliar objetivos que permitem não apenas existir, mas funcionar dentro de padrões de crescente eficiência.
Há cinco categorias de objetivos organizacionais:
A) Objetivos da sociedade: o ponto de