Concretismo
Introdução O concretismo foi um movimento cujo o objetivo era de ser criar uma manifestação abstrata da arte. A intenção deste movimento era desvincular o mundo artístico do natural e distinguir forma de conteúdo.
Surgimento A expressão arte concreta foi usada pela primeira vez no campo das artes plásticas, pelo artista Theo Van Doesburg, em 1930. A denominação passou a ser adotada por artistas, críticos e teóricos, mas ainda nesse momento, como sinônimo de arte abstrata. A diferença entre estas duas terminologias se estabeleceu de fato a partir de 1936, quando o artista plástico Max Bill formula a sua conceituação de uma arte construída objetivamente, fundada em problemas matemáticos. Com a criação da Escola Superior da Forma, de Ulm, em 1951, a expressão arte concreta passa a designar um movimento, uma tendência definida no campo das artes.
Principais elementos do concretismo
• Aspiração a uma linguagem de comunicação universal, com autonomia da arte com o mundo exterior.
• Integração do trabalho de arte na produção industrial, crença na tecnologia.
• Função social, informação a todos, aplicação em todas as áreas de comunicação visual, ao artista cabe contribuir de modo abrangente para a socialização da boa forma, no design, na tipografia, etc.
• Utilização tanto no suporte como na matériaprima de materiais industrializados, produzidos em série, como ferro, alumínio, tinta esmalte, etc.
• Baseiam-se no rigor geométrico, na matemática, que estrutura ritmos e relações.
• Eliminam o gesto, o sinal da mão. O desenho é preciso, feito com régua e compasso.
Concretismo no Brasil
O período de inserção e desenvolvimento da arte geométrica no Brasil coincide com a euforia de desenvolvimento do pós-2ª Guerra Mundial, crescimento das cidades e novos meios de comunicação, como a televisão. Importante lembrar que, no mesmo período, houve a criação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1947, e do Museu de Arte Moderna (MAM), em