Concorrençia pura
Este presente trabalho abordamos a concorrência pura onde o mercado é quem define o preço do produto, ou seja, ninguém além dele pode interferir no que diz respeito do preço de um bem que estar exposto no mercado. Segundo Paulo Nunes, a concorrência pura corresponde a uma situação de mercado limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço ou a quantidade transaccionada.
A concorrência pura é sonho dos economistas, onde seu mercado transparente não permitiria grandes lucros atraindo novas empresas no mercado pela inexistência de barreiras de acordo com pinho e Vasconcellos (1998).
A estrutura de mercado caracterizada por concorrência pura é uma concepção ideal, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade são apenas aproximações desse modelo.
1.OBJECTIVOS:
1.1 OBJECTIVO GERAL
Identificar e entender os factores que estão por trás da curva de oferta dos mercados em concorrência pura ou prefeita.
1.2 OBJECTIVOS ESPECIFICO
Caracterizar o mercado em concorrência pura;
Identificar e explicar as medidas de receitas de uma empresa em concorrência pura;
Identificar a situação de maximização de lucro das firmas em mercado competitivo; Explicar a decisão de saída da firma no curto e longo prazos;
2.CONCORRENCIA PURA
Em economia, concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem e/ou serviço actuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objectivo para o seu negócio – lucros, vendas e/ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços após venda.
É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa isoladamente, por ser insignificante, não afecta o nível da oferta, (quantidade de bens ofertados), nem tampouco o preço de