Concorrencia pura ou perfeita
Este modelo teórico da concorrência perfeita pressupõe as seguintes hipóteses:
a) atomicidade do mercado, ou seja, a existência de uma multiplicidade de vendedores e compradores, sem que cada um isoladamente, possa afetar o nível de preço ou o nível da quantidade fixado no conjunto da produção.
b) Homogeneidade do produto. Todas as empresas do mercado produzem exatamente o mesmo bem. c) Transparência do mercado. Todos os compradores e vendedores têm um conhecimento perfeito de todos os fatores significativos do mercado.
d) Mobilidade perfeita dos fatores de produção de indústria para indústria.
e) livre entrada na indústria, ou seja, qualquer nova unidade que pretenda ingressar na indústria tem possibilidade de fazê-lo sem qualquer restrição
Lembro finalmente e em síntese, que as condições a), b) e c) definem a concorrência pura, isto é sem qualquer elemento de monopólio, enquanto que a totalidade destas condições caracteriza a concorrência perfeita.
Concorrência Pura Ou Perfeita
SUMARIO
INTODUÇÃO
Monopólio é uma situação em que há uma concorrência imperfeita, onde uma empresa possui vantagens suficientes que a permite controlarem os preços de certos produtos ou serviços, quando em um mercado não existe concorrência ou há apenas um fornecedor, o monopolista estabelece o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção. As características particulares de cada mercado e a falta de regulamentação governamental, e criam uma particularidade econômica, em que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas.
Monopólio
Em economia, monopólio (do grego monos, um + polein, vender), um Monopólio corresponde a uma estrutura de mercado extrema de concorrência imperfeita,