CONCORRENCIA
CAMPUS APROXIMADO DE CAPINZAL
ÁREAS DAS CIÊNCIAS DAS HUMANIDADES
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I
PROFESSOR: JUCELINO JORGE FERRAZ
Resenha Critica: Análise da Concorrência
Acadêmica:
CAPINZAL
2015
Com o advento da globalização do mercado, as empresas estão sentindo a necessidade de redobrar a atenção para com os clientes, que por sua vez, estão cada vez mais exigentes. A cada dia, surgem novas tecnologias assim como surgem também, novos tipos de produtos e serviços. Nesse sentido, estabelecer estratégias que assegurem a fidelização e a lealdade dos clientes se faz cada vez mais importante.
Uma análise da concorrência permite a você identificar quem é e avaliar seus respectivos pontos fortes e fracos. Conhecendo as açőes de seus concorrentes, você terá um melhor entendimento sobre que produtos ou serviços deverá oferecer; como poderá anunciá-los de maneira eficaz; e como poderá posicionar sua empresa.
A análise da concorrência é um processo contínuo. Você deve sempre colher informaçőes sobre seus concorrentes. Olhar suas páginas da Internet. Ler a literatura referente a produtos e as brochuras. Experimentar seus produtos. Ver como se apresentam em eventos comerciais. Ler sobre eles nas publicaçőes comerciais de seu setor. Conversar com seus clientes para saber como se sentem com relação a produtos ou serviços da concorrência. Mas a busca acrítica da competitividade envolve dois riscos: por um lado, pode exacerbar ainda mais o individualismo, o corporativismo e o comportamento anti-social dos cidadãos e das empresas nacionais, cada um no afã de superar seus rivais, seja por que meios for, quando estes comportamentos são, em grande parte, causas da nossa improdutividade. E, por outro lado, pode levar à adoção de políticas excessivamente liberais, calcadas em modelos econômicos já ultrapassados, nos quais mesmo os países industrializados não mais acreditam se é que alguma vez já acreditaram. Tais políticas, ao