Concorrencia perfeita e monopolio
CCSA – CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: ECONOMIA
DISCIPLINA: MICRO II
LISTA DE EXERCÍCIO – 1ª UNIDADE
1. Cite as características do mercado em concorrência perfeita. 2. Apresente a condição de equilíbrio para a firma em concorrência perfeita. 3. Explique a condição de equilíbrio em concorrência perfeita, demonstrando por que no ponto onde RMg = CMg a firma maximiza seus lucros. 4. Formalize o processo de tomada de decisão no curto e no longo prazo. 5. Destaque os fatores que podem induzir a formação de monopólios. 6. Apresente o problema do monopolista. 7. Descreva as formas de discriminação de preços. Resolver e entregar a resposta a partir da questão 8. 8. Considere um mercado de leite perfeitamente competitivo, conforme descrito abaixo: No gráfico, DD é a demanda e SS, a oferta. O equilíbrio, no mercado livre, é dado por Q0 e P0. Suponha que o governo fixe um preço Pg tal que Pg > P0, e que, para sustentar esse preço, adquira todo o excedente de produção. Isto posto, avalie as afirmações:
[pic]
Ⓞ Ao fixar o preço em Pg, o governo terá de adquirir Q0 – Q1. ① (a + b) é a redução do excedente dos consumidores. ② (a + b + d) é o aumento do excedente dos produtores. ③ O custo da intervenção para o governo é (Q2 – Q1)Pg. ④ A sociedade como um todo sofre uma perda de bem-estar.
17. O gráfico abaixo mostra o efeito de um imposto específico pago pelo vendedor, no qual p0q0 e p1q1são preços e quantidades antes e após o imposto.
[pic]
Analisando-se o gráfico, conclui-se que
(A) não há como afirmar quem pagará o imposto.
(B) quanto mais elástica a demanda, mais o imposto incidirá sobre o comprador.
(C) o preço p2 é o que o comprador pagará após o imposto.
(D) o imposto será pago só pelo vendedor.
(E) a maior parte do imposto será paga por quem for mais inelástico.
9. (Pindyck_cap 09_questão 9) O Exemplo 9.5 descreve