Concorrência perfeita, oligopólio e monopólio
O mercado de produtos hortifrutigranjeiros é o que mais se assemelha do modelo de concorrência perfeita segundo Marco Antônio S. Vasconcellos, pois o mercado de hortifrutigranjeiros é o que apresenta mais características da concorrência perfeita: o mesmo é composto de grande número de empresas (fornecedores) e demandantes de produtos; não existe diferenciação entre os produtos que são ofertados pelas empresas concorrentes e as informações sobre preço, lucro entre outras, são conhecidas por todos os que participam do mercado.
Um outro exemplo de produto que tem seu mercado regulado próximo a uma concorrência perfeita é o sal. Nenhum produtor de sal, por exemplo, de acordo com as características acima citadas por Vasconcelos, consegue obter lucros anormais, ou seja, acima de uma determinada média, pois a produção, normalmente, já é extremamente eficiente, evitando desperdícios. Se algum concorrente subir muito os preços, existirão marcas que substituirão e permitirão ao consumidor continuar comprando sem alteração em sua vida financeira.
2) Quais os tipos de barreiras à entrada de novas firmas para que existam os monopólios?
Segundo afirma Vasconcellos as barreiras à entrada podem advir das seguintes condições:
* Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por características próprias, exige elevado volume de capital ou seja as empresas que já estão instaladas operam em grande escala tanto com plantas industriais quanto economias de escala elevadas, e com custo por unidade muito baixos, o que então facilita a cobrança de preços baixos pelos produtos sendo portanto, uma grande barreira para novos concorrentes entrarem no mercado.
* Patentes: a empresa é a única que domina a produção de determinado bem por ser quem possui a tecnologia apropriada enquanto a patente não cai em domínio público.
* Controle de matérias-primas básicas: temos como exemplo as