Concorrencia - Marketing
Níveis de Concorrência
1 – Concorrência Indireta – as pessoas tem renda limitada para atender a todas as suas áreas de necessidade e a todos os seus desejos. Desta forma, educação concorre com lazer, vestuário, transporte, etc...Trata-se de uma concorrência genérica, onde cada fonte de satisfação visa conquistar uma parcela da renda dos consumidores.
2 – Concorrência Direta – ocorre entre fontes similares de satisfação de necessidades e desejos. Baseado no conceito de segmentação de mercado, teríamos que refinar ainda mais este processo, onde veículos populares (motor 1.0) não concorrem com os demais tipos de veículos.
Composição Típica de Valor
Custos
1 – Monetário – desembolso;
2 – Tempo – acesso;
3 – Energia – entendimento, assimilação;
4 – Psico-social – rejeição, desprazer.
Forças Competitivas (M. Porter) a Novos Entrantes - ingressam no mercado, atraídos pela perspectiva de lucros, crescimento e fraqueza da concorrência; b Produtos Substitutos – inovações tecnológicas que suprem as necessidades e desejos de forma mais satisfatória; c Fornecedores – fortalecem ou enfraquecem a cadeia de suprimentos pela eficiência de projetos, materiais, processos, serviços agregados e custos/preços. Fazem valer a questão do poder de barganha de fornecedores; d Clientes e consumidores – fazem valer o poder de barganha na compra, podendo inclusive mudar o perfil de consumo; Concorrência Interna – concorrência já existente, disputando por maiores fatias de mercado.
e Vantagens Sustentáveis f 1- Vantagens Provenientes do Porte g h a) Economia de Escala – gera redução do custo unitário dos produtos pela absorção dos custos fixos. Com isso, aumenta o poder de manobra da organização em termos de preços e investimentos competitivos; i b) Efeitos Cumulativos da Experiência – durante o processo de crescimento, ocorre também a elevação da curva de aprendizagem. Com isso, as empresas tornam-se mais eficientes; j c) Economia de Escopo – na