concordancia verbal e nominal
HAVER E FAZER O verbo HAVER, quando indica existência ou acontecimento, é impessoal, devemos permanecer sempre na 3° pessoa do singular. HAVER e FAZER são impessoais quando indicam idéia de tempo. Nesse caso, devem permanecer na 3° pessoa do singular. Obs: Todos se houveram bem na prova. Repare que o verbo "haver" não está no sentido de existir, acontecer ou correr. Sendo assim, ele será pessoal e tem como sujeito "todos".
Há de haver meninas aqui. (O. S sujeito).
Há de existir meninas aqui. (Sujeito simples).
------------------------------------------------------------------------------------------- Concordância do verbo "ser". Concordância do verbo "ser" em orações em que há sujeito representado por pronome indefinido ou por um pronome demonstrativo invariável (isto, isso, aquilo), bem como predicativo no plural. Ex: Tudo são ilusões juvenis.
Aquilo eram alegrias. Modernamente nota-se semelhante emprego de concordância verbal quando o pronome demonstrativo é O ( e flexões). Ex: O que nos resta fazer são os trabalhos rotineiros. Em geral ocorre, por eufonia, a concordância com o predicativo. Não há, entretanto, qualquer proibição para que se faça, com igual correção, a concordância com o sujeito. Ex: Tudo é ilusões juvenis. Aquilo eram alegrias.
Concordância do verbo ser em orações em que o sujeito e o predicativo são substantivos: Haverá precedência: 1. Da pessoa sobre a coisa. O homem é cinzas. 1. Do substantivo próprio sobre o comum. Luiza era as delícias da família. 1. Do substantivo concreto sobre o abstrato. Sua paixão são os livros. 1. Do plural sobre o singular. Os vícios humanos são o passo decisivo. 1. Do pronome pessoal sobre o substantivo. Era eu as razões de orgulho de meu pai. 1. Do substantivo sobre pronome que não seja pessoal. Quem seriam os vencedores?
Haverá concordância com o termo que se deseja