Redação e Linguagem Juridica
a) DESTINATÁRIO (invocação): deve conter o tratamento conveniente, o título ou o cargo do destinatário, sem citar o nome. Por uma questão de destaque, o destinatário pode vir todo em letras maiúsculas, mas não é obrigatório:MAGNÍFICO SR. SUB-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNINERJ.
b) TEXTO: cerca de 7 linhas abaixo do destinatário. Na datilografia, espaço 2;em digitação, espaço 1,5.
NOME E IDENTIFICAÇÃO: informações necessárias completas (nacionalidade, estado civil, endereço, identidade, CPF, etc.).
EXPOSIÇÃO: descreve-se o que se está requerendo, com toda clareza possível.
JUSTIFICATIVA: as razões pelas quais está requerendo. Pode-se citar leis, ou indicar documentos que comprovem.
c) FECHO: cerca de 3 linhas abaixo do texto. Pode ocupar uma ou duas linhas. Não é obrigatório.
Termos em que pede deferimento.
Nesses termos, pede deferimento.
d) Data: cerca de 2 linhas do fecho (se houver), ou do texto. Deve ser completa.
Rio de Janeiro, 12 de abril de 2002.
e) ASSINATURA: cerca de 2 linhas da data. Não se coloca nome, pois os dados já constam no texto, nem há necessidade de linha.
À OUVIDORIA DA CPFL
Maria Eduarda da Silva, brasileira, divorciada, enfermeira, portadora do RG nº 0101010 e CPF nº 561561561-80 domiciliada à rua Bartolomeu de Gusmão, número 115, Santos/SP, vem requerer o que segue: A requerente recebeu a conta de energia referente ao mês 04/2013 no valor de R$ 468,00 (quatrocentos e sessenta e oito reais). Inconformada, a autora entrou em contato com a CPFL, por meio telefônico, o qual gerou o número de protocolo 555555. Contudo, a sua reclamação não foi atendida, obrigando a sra. Maria a efetuar o pagamento integral para evitar o corte do fornecimento de energia e a inclusão da cliente no SPC/SERASA. Ocorre que, a consumidora reside em uma casa de um quarto, sozinha, possuindo os eletrodomésticos básicos, a exemplo de geladeira, fogão e ar-condicionado. Além disso, a