Conclusões de técnicas aplicadas em Projeto e Produtos e Serviços
1- Método de Pugh
Conclusão: A utilização do Método de Pugh foi essencial para a escolha do produto a ser desenvolvido pelo grupo. Estávamos em dúvida entre dois produtos, que foi prontamente respondida através da utilização do método. Pois, comparando o grau de importância dos dois produtos analisados, foi constatado que o relógio multifuncional (escolha do grupo) tinha um somatório positivo 41,67% superior ao somatório positivo da segunda opção de produto.
Confirmando que a melhor opção para o grupo seria a criação do primeiro produto.
2- Viabilidade Estratégica – (Matriz SWOT)
Conclusão: A análise estratégica, através da MATRIZ SWOT, foi fundamental para o posicionamento do grupo em relação aos possíveis concorrentes; e evidenciar as oportunidades e ameaças que o produto a ser desenvolvido apresentava. Foi analisado também o que poderia ser melhorado no produto, tentando minimizar as fraquezas e potencializar as forças, para satisfazer os futuros clientes; e competir com grande diferencial no mercado consumidor.
3- Viabilidade Mercadológica / Clínica de Preços
Conclusão: Durante a elaboração do produto foi pré-definido o público-alvo pretendido e o preço sugerido para a sua compra. Recorrendo a análise de viabilidade mercadológica - em que foi utilizado um questionário com perguntas objetivas para os futuros clientes - foi verificado, através das respostas, que o produto satisfazia em potencial o público-alvo pretendido. E, juntamente com o questionário foi apresentado aos clientes a técnica “Clínica de Preços”, confirmando também que o preço sugerido pelo grupo correspondia ao preço a ser pago pelo consumidor.
4- Viabilidade Operacional/Tecnológica
Conclusão: A aplicação da viabilidade operacional / tecnológica foi imprescindível para o desenvolvimento do produto proposto. A opinião de especialistas, indicação de fornecedores e pesquisas em sites de tecnologia foram fundamentais para que fosse confirmada