Conclusão sobre titulação
Realizamos esta experiência a fim de observar a mudança de cor que se opera durante a variação brusca do valor de pH, típica de uma titulação ácido forte – base forte.
Pretendia-se determinar a concentração inicial de ácido (neste caso de HCl – ácido clorídrico), (o titulado), a partir de uma concentração de base conhecida (NaOH – hidróxido de sódio), o (titulante). Para tal foi utilizado um indicador ácido – base que permitiu detectar o ponto de equivalência- a fenolftaleína.
A partir da experiência foi então possível determinar o volume gasto de titulante e assim elaborar um gráfico ( curva de titulação )que demonstra a variação do pH á medida que o titulante é adicionado, bem como o ponto de equivalência.
Como se trata de uma reacção entre um ácido forte e uma base forte é de esperar que o pH no ponto de equivalência seja aproximadamente 7. Fig 1 - Titulação
Fundamento Teórico
A titulação, uma técnica utilizada em volumetria, é um método químico de análise quantitativa que permite determinar a concentração desconhecida de uma solução. Quando a espécie química a dosear é um ácido ou uma base, a volumetria toma o nome de volumetria ácido – base.
Numa titulação, adiciona-se em geral, uma solução de concentração rigorosa – o titulante - que se encontra numa bureta, a uma solução contida num balão Erlenmeyer – o titulado.
A bureta, permite assim, medir com bastante precisão, o volume de titulante gasto.
Numa titulação ácido – base, ocorre uma reacção completa entre um ácido e uma base (neutralização) : O Ponto de equivalência é a altura da titulação em que a relação entre o número de moles do titulante adicionadas e o número de moles do titulado é a prevista pela estequiometria da reacção. Curva de Titulação corresponde á representação do pH do titulado á medida que se adiciona o titulante – ou seja uma representação gráfica da função pH = f(V).
A forma das curvas de titulação e o ponto de